
A Jornada do Herói e o Tarot
O Tarot e a Jornada do Herói são ferramentas que se inter-relacionam no processo de uma consulta de tarot com objetivos terapêuticos.
Embora a consulta de tarot absolutamente não seja terapia, pode ser uma excelente ferramenta para quem busca uma ajuda no autoconhecimento, na compreensão dos próprios processos internos, de modo a entender melhor seu próprio momento e aspectos que ocorrem em seu entorno.
Ao Interpretar os arcanos maiores como uma representação simbólica da jornada do herói, o tarot apontará respostas através de sua peculiar linguagem visual e intuitiva que ajuda a compreender a psicologia humana e oferecerá um modelo para lidar com as dificuldades e transformações pessoais as quais o consulente esteja passando.
Através do tarot, é possível compreender que as dificuldades e os desafios fazem parte de uma jornada maior e que, ao enfrentá-los com coragem e determinação, é possível alcançar o sucesso e o autoconhecimento.
Além disso, o tarot também deverá ser usado para identificar padrões emocionais e comportamentais que impedem o consulente de alcançar seus objetivos e, assim, oferecer orientações para lidar com estes padrões de forma satisfatória e de fato, encontrar solução para os próprios problemas.
Jornada do Herói, conceitos e relações com o tarot
A jornada do herói é um conceito narrativo proposto pelo escritor e mitólogo Joseph Campbell, em seu livro “O Herói de Mil Faces”.
Joseph Campbell baseou o conceito da jornada do herói em suas pesquisas sobre mitologia e religião comparada.
Ele estudou diversas culturas e tradições mitológicas ao redor do mundo e percebeu que muitas delas apresentavam uma estrutura narrativa semelhante, que descrevia a trajetória de um herói em busca de um objetivo.
Campbell identificou essa estrutura narrativa em mitos e lendas de diversas culturas, desde a mitologia grega até as tradições religiosas do oriente, passando pelos mitos dos povos nativos americanos, africanos e aborígenes australianos.
Ele percebeu que, apesar das diferenças culturais, muitas dessas histórias apresentavam um padrão comum de eventos e personagens, que ele chamou de “monomito” ou “mito do herói”.
Desse modo, a partir de todas as suas pesquisas e estudos, Campbell propôs a ideia de que a jornada do herói é uma estrutura universal de narrativas de experiências humanas, que refletem, em essência, a nossa busca por significado e propósito na vida.
Ele argumentou que as histórias que seguia essa estrutura ajudavam a moldar a psicologia humana e ofereciam um modelo para lidar com as dificuldades e transformações pessoais.
Jornada do Herói, autoconhecimento e tarot
Segundo Campbell, a jornada do herói é uma estrutura comum a muitas narrativas mitológicas, religiosas e literárias, que descreve a trajetória do protagonista em busca de um objetivo.
A jornada do herói geralmente segue um padrão de etapas que incluem a chamada à aventura, a recusa do chamado, o encontro com o mentor, a travessia do limiar, a provação, a iniciação, o confronto final e o retorno.
Cada etapa da jornada tem seus próprios desafios, testes e aprendizados, que o herói precisa superar para chegar ao seu objetivo e transformar-se em uma pessoa melhor.
Essa jornada é composta por etapas que envolvem a separação do mundo ordinário, a entrada em um mundo desconhecido, o enfrentamento de desafios e inimigos, a obtenção de uma recompensa e a volta ao mundo ordinário transformado.
Essa estrutura da jornada do herói pode ser encontrada em diversas narrativas mitológicas e culturais, como a história de Buda, a Odisseia de Homero e a Saga de Star Wars.
Em cada uma dessas histórias, os personagens passam por uma jornada de descoberta pessoal, que inclui uma série de desafios, aprendizados, medos, perigos, obstáculos, realizações e vitórias, que levam a um crescimento pessoal e ao retorno transformado ao mundo ordinário.
Tarot e a Jornada do Herói na consulta
O tarot, por sua vez, é um baralho composto por 78 cartas que são usadas para adivinhação e autoconhecimento.
O baralho é dividido em dois grupos: os arcanos menores, que representam situações cotidianas, e os arcanos maiores, que representam forças arquetípicas presentes na natureza e no psiquismo humano e que serão interpretados como uma representação simbólica das etapas da jornada do herói.
O arcano do Louco representa o início da Jornada, a separação do mundo ordinário, enquanto o arcano do Mundo representará a volta ao mundo ordinário, porém, transformado pelo conhecimento e experiência adquiridos.
Desse modo, ao utilizar o tarot como uma ferramenta de autoconhecimento, interpretaremos os arcanos maiores como uma representação simbólica da jornada do herói pessoal de cada indivíduo.
Como funciona o tarot na prática relacionado à Jornada do Herói?
Ao identificar em que etapa da jornada o consulente se encontra, o tarólogo pode ajudá-lo a refletir sobre questões que esteja enfrentando e a encontrar as respostas e soluções para esses desafios.
Por exemplo, se o consulente estiver passando por um momento de crise ou transição, o tarólogo identificará isso na presença do arcano A Torre, que representa a queda de estruturas antigas para dar lugar a uma nova construção.
Essa carta do tarot poderá ser interpretada como um convite para o consulente deixar para trás padrões de comportamento antigos e se abrir para novas possibilidades e experiências.
Da mesma forma, o arcano O Enforcado poderá ser interpretado como um momento de pausa e reflexão, onde o consulente é convidado a olhar para dentro de si mesmo e se desapegar de crenças e padrões que não mais servem para o seu crescimento.
O arcano da Morte, por sua vez, poderá representar o fim de um ciclo e o convite para uma transformação profunda, onde o consulente será orientado a se desapegar de padrões e crenças que não mais servem ou ainda, até mesmo atrapalham o desenvolvimento do consulente.
Na prática, o tarot será usado como uma ferramenta terapêutica e de autoconhecimento ao mesmo tempo.
Utilizando a estrutura dos arcanos maiores que será interpretada como uma representação simbólica da jornada do herói, encontraremos como os desafios que os seres humanos universalmente vivenciam estarão se refletindo especificamente na vida desse consulente que se consulta, auxiliando-o nas tomadas de decisões .
Através da leitura dos arcanos do tarot, é possível identificar em que etapa da jornada o consulente se encontra e, assim, oferecer orientações para lidar com seus desafios pessoais e mudanças necessárias para que tenha uma vida satisfatória e plena.
Tarot e a estrutura da Jornada do Herói
A jornada do herói e o tarot são duas ferramentas poderosas para a compreensão do ser humano e seu processo de transformação e crescimento pessoal.
Ambas as estruturas oferecem uma visão simbólica da vida humana e podem ser usadas de maneira terapêutica para auxiliar no processo de autoconhecimento e busca por significado e propósito.
Ao seguir a jornada do herói ou ao interpretar as cartas do tarot, é importante lembrar que não se trata de um caminho linear e que cada pessoa pode vivenciar essas etapas de maneira única e em diferentes ordens.
Além disso, a jornada do herói e o tarot não oferecem respostas prontas, mas sim uma estrutura simbólica que será usada para refletir sobre a própria vida e tomar decisões com mais consciência, segurança e equilíbrio.
Portanto, se você busca se aprofundar em si mesmo, compreender melhor suas dificuldades e desafios e encontrar um sentido para sua jornada, a jornada do herói e o tarot são duas ferramentas que podem ser muito úteis.
Lembre-se de que a jornada é sua e que você é o herói da sua própria história.